terça-feira, 8 de junho de 2010

Um show por aí...


O show da Marina Lima hoje em Goiânia foi bom, agora venho aqui deixar algumas impressões que tive de tudo.

Primeiro:
MÃES se os seus filhos não são educados o suficiente deixem-os em casa, não que eles não possam conviver em sociedade, isso não vem ao caso. O que ele não pode fazer é atrapalhar as outras pessoas, além de também causar transtornos a você! Deixe o com a vovó que acha lindo e apóia todas as suas mal-criações, olha só que prático. Hoje simplesmente a criança deu birra do meu lado e não havia cristão que a fizesse parar, e o motivo era que a mesma queria sentar no lugar onde eu estava, não cedi mesmo, cheguei mais cedo justamente para ficar em um bom local, e por birra de criança eu tinha que me levantar e ser conivente com aquilo? JAMAIS... Não acho bonito criança mal-educada e nem faço questão de demonstrar compreensão porque sempre tive alguém para aparar minhas asinhas desde pequeno, seria até injusto com a ótima educação dada a mim por meus pais concordar com toda aquela situação.


Segundo: é tão chato quando os cantores mudam o contexto da música! As pessoas querem cantar junto mas não conseguem, afinal eles fazem tantas firulas que fica impossível acompanhar. Alguns cantores de MPB tem essa mania de achar que o show é só para eles e sem esquecem do público que paga e está ali para se entreter e curtir o espetáculo.


Terceiro: pouquíssimas pessoas sabiam as letras da músicas, será porque era um show da Marina Lima, será porque era MPB? Nenhuma sugestão acima cabe como resposta, o fato é que quando não é música SERTANEJA o público goiano em geral não se identifica, e acaba taxando um show intimista de chato, monótono, pedante... E por aí vai! A verdade é que não discrimino a música sertaneja, pelo contrário, gosto muito e acho a cara do nosso estado mesmo que alguns torçam a cara para isso, contra fatos não há argumentos e o Sertanejo Goiano é muito divulgado em todo o país. O que me preocupa é saber que as pessoas se esquecem da existência de outros gêneros músicas legais, com melodias e letras bem trabalhadas! Existe sempre o pré-julgamento de que a música é chata, brega, antiga... E daí? As músicas boas (e a Marina Lima tem muitas delas) são eternas. Contam se nos dedos alguém que nunca ouviu ao menos uma estrofe de "Meia Noite e Meia" (essa noite eu quero te ter toda se ardendo só pra mim...), ou de Fullgás (meu mundo você é que, faz, música, letra e dança...) até chegar a parte "e a gente faz um país" que ainda é meio obscura na minha mente, mas tudo bem!


Um pouco de cultura não faz mal a ninguém, devemos deixar o senso comum que nos causa extrema alienação de lado e pensar em ouvir sempre música boa e bem feita, se não iremos nos deparar com o império de "Créus", "Eguinhas Pocotós" e afins da vida. Temos que saber separar música de divertimento de música para ouvir, ou alguém acha uma estrofe como "vou te comer, vou te comer" edificante? É legal, divertida, dançante (uhu animação!) e olhe lá... Mas não é nada inteligente!Pego por exemplo alguns amigos meus que até se assustam quando eu ouço Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil e outros. O que está na moda é contemplar essas pseudo bandas de rock cheia de melodramas e super comercias, músicas de funk com letras sem pé nem cabeça cantadas a uma só voz, com cantores na grande maioria das vezes sofríveis. Ainda bem que não sigo tendências, sigo apenas minha opinião, mesmo que ela de alguma maneira não agrade a todos.

4 comentários:

  1. Heitor seu blog ta muito interessante... Adorei suas opinioes e concordo viu... Parabens... bju

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!Nesse ritmo vc vai longe!!Bju

    ResponderExcluir
  3. Moderadamente critíco, e exageradamente inteligente'

    ResponderExcluir
  4. Heitor,achei muito inteligente sua abordagem
    sobre o show da cantora Marina Lima,principalmente a parte da criança,pois, diversas vezes, em diversos lugares já presenciei situações constrangedoras envolvendo crianças mal educadas. Aqui vai uma dica para os pais que não sabem dominar seus filhos: Srs...por favor, se perceberem que não conseguem mais "domar a fera", peçam ajuda a "Super Nany",pois ela poderá ajudá-los...
    Heitor, amigo do coração...Parabéns!!! ♥

    ResponderExcluir